RESTAURO DA CAPELA DO ROSÁRIO

You are currently viewing RESTAURO DA CAPELA DO ROSÁRIO

A Prefeitura de Dom Joaquim, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, vem apresentar à população o andamento das obras de restauro da Capela do Cruzeiro.

A Capela do Cruzeiro havia recebido intervenções em seu entorno em gestões passadas, porém a capela em si nunca havia recebido um olhar mais atento. As obras da Capela do Cruzeiro envolvem a restauração arquitetônica de sua fundação, estrutura, esquadrias, alvenarias, cobertura, substituição de forro em madeira, instalação de vedação em madeira nos beirais para impedir a entrada de pombos, instalações elétricas e revestimentos de piso e do altar. Todas as intervenções vêm embasadas em pesquisas históricas, pelo dossiê de tombamento e por indicação de pessoas antigas da comunidade com informações históricas valiosas.

Toda a obra está sendo pensada e acompanhada pelo pároco Padre Mário, pela arquiteta especializada em restauro Márcia Andréa Armond, que faz a fiscalização dos trabalhos, pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e pela equipe da Secretaria de Cultura e Obras de Dom Joaquim.

Esperamos em breve entregar restaurado este bem para que a cidade usufrua deste importante marco simbólico, histórico e cultural que é a Capela do Cruzeiro, local para onde se voltam os olhares quando desejamos a realização de nossos sonhos mais caros.

Prefeitura de Dom Joaquim
Gestão 2021/2024
Dom Joaquim no Rumo Certo