Home / Covid-19 / INFORMATIVO COVID-19 – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE DOM JOAQUIM/MG.

INFORMATIVO COVID-19 – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE DOM JOAQUIM/MG.

𝐑𝐄𝐔𝐍𝐈Ã𝐎 𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄 𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓É𝐑𝐈𝐎 𝐏Ú𝐁𝐋𝐈𝐂𝐎𝐒 𝐄 𝐋𝐈𝐃𝐄𝐑𝐀𝐍Ç𝐀𝐒 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐀 𝐌𝐈𝐂𝐑𝐎𝐑𝐑𝐄𝐆𝐈Ã𝐎 𝐃𝐈𝐒𝐂𝐔𝐓𝐄𝐌 𝐃𝐄𝐅𝐈𝐍𝐈ÇÕ𝐄𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐄𝐍𝐅𝐑𝐄𝐍𝐓𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 À 𝐏𝐀𝐍𝐃𝐄𝐌𝐈𝐀
Na terça feira, dia 26/05, houve uma reunião entre o Ministério Público e lideranças municipais na cidade de Guanhães, para discutirem assuntos relevantes quanto ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito Dilsinho e o Coordenador da VISA Júnior representando Dom Joaquim. Durante as discussões foram abordados temas diversos, com foco em um alinhamento de ações paralelas entre todos os municípios da Microrregião. Entre os mais relevantes, destacamos:
– A disponibilização de 42 novos leitos comuns já ativos e mais 10 de terapia intensiva no Hospital de Guanhães, com previsão de estarem prontos em 45 dias;
– Disponibilização de 2 ambulâncias básicas para a micro, doadas pelo Estado.
– Uniformização das decisões e condutas para todos os municípios da Microrregional Guanhães de forma paralela.
– Retorno do funcionamento do CISCEN (Consórcio regional de saúde).
– Fim das barreiras sanitárias conforme proposta do Ministério Público e microrregião.
– Testagem de uma parcela da população para levantar a situação da disseminação do vírus na região.
-Uso obrigatório de máscaras.
– Demais assuntos que serão discutidos em uma nova reunião na próxima sexta feira:
* Análise do plano Minas consciente, que traça estratégias para reabertura do comércio.
* Estudo técnico para ver a viabilidade da aquisição por parte dos municípios de uma base de UTI móvel em Guanhães para servir aos municípios da micro nos transportes sanitários.
De acordo com o que foi debatido, concluímos que no momento é importante estarmos alinhados com os demais municípios da micro na tomada de decisões. Todas as questões serão levadas para próxima reunião com o Comitê municipal para que as novas ações sejam viabilizadas.