Home / Notícias / ASSINATURA DO PROJETO ATERRO SANITÁRIO INTERMUNICIPAL.

ASSINATURA DO PROJETO ATERRO SANITÁRIO INTERMUNICIPAL.

No dia 27 de junho, na Estação Ciência da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, foi assinado um protocolo de intenções para implantar o aterro sanitário intermunicipal afim de solucionar os problemas relacionados à destinação de resíduos sólidos na região. A assinatura desse protocolo foi feita pelos prefeitos Geraldo Adilson (Dom Joaquim), Zé Fernando (Conceição do Mato Dentro) e Vitor Hugo (Alvorada de Minas). Estavam presentes também no evento, os secretários de Meio Ambiente das cidades envolvidas, Renata Beatriz de Almeida (Dom Joaquim), Felipe Gaeta e Leandro Aguiar e vereadores de Conceição, além dos representantes da Anglo American, o diretor de operações, José Flávio, o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Aldo Souza, o gerente de performance social, Silvio Lima, o coordenador de relacionamento com comunidades e institucionais, Christiano Brandão e o analista de relações institucionais, Roberto Guimarães.

O protocolo de intenções assinado pelas partes torna a empresa Anglo American responsável pelo projeto e construção do aterro intermunicipal, além da doação de máquinas e investimentos na manutenção dos lixões dos 3 municípios para que eles funcionem adequadamente até o licenciamento e construção do aterro em questão.

O investimento total ficará em 6 milhões de reais, onde 500 mil será para o projeto do novo aterro intermunicipal, 4 milhões para a sua construção, 500 mil para a compra de máquinas para operá-lo e 1 milhão para financiar a transformação dos modelos atuais dos três municípios em aterros controlados, até que ocorra o licenciamento e a construção do aterro intermunicipal.

Nós, da Prefeitura de Dom Joaquim, envolvidos neste processo de transformação, acreditamos que será um marco para a cidade, uma vez que após muita luta, conseguimos o apoio necessário à adequação da UTC e finalmente, com o aterro sanitário, teremos a destinação correta do lixo por muitos anos.

Sabemos que os benefícios para o meio ambiente serão inúmeros e estaremos operando dentro dos rigores das legislações vigentes.

Continuaremos trabalhando com a conscientização da sociedade, na mobilização do apoio de todos neste processo, pois tudo isso só funcionará, se cada um fizer a sua parte, começando dentro de casa, produzindo menos lixo e o separando corretamente.

Com esta parceria, a prefeitura deixa mais um legado para esta e futuras gerações.